Estátua do Juquinha

Estátua-do-Juquinha-Serra-do-Cipó.jpg

Lendas e um lindo visual: conheça a estátua do Juquinha. Juquinha da Serra era uma andarilho que vivia na Serra do Cipó que se tornou uma figura folclórica no imaginário dos moradores da região e dos turistas que frequentam o local. Entre as lendas (ou verdades) que rondam o personagem, há histórias de que ele foi criado por lobos-guarás, que comia escorpiões e que já foi picado por mais de cem cobras. Mas ele se destacou mesmo pelo seu carisma e humildade. Vagava pelas estradas da Serra colhendo flores, mudas e raízes e as oferecia aos turistas, sempre com o intuito de trocá-las por objetos do seu interesse e até mesmo, comida. Sua importância é tamanha que logo após a sua morte, em 1987, as prefeituras de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar lhe fizeram uma homenagem, construindo uma estátua de três metros de altura, em um dos pontos mais altos da Serra do Cipó, um local onde o visual é maravilhoso. Desde então, a Estátua do Juquinha se tornou um dos pontos de maior visitação da Serra do Cipó e referência para os turistas. A dica que a Jardim do Éden dá aos nossos hóspedes é de visitarem a Estátua do Juquinha ao entardecer, pois a visão do pôr-do-sol do alto das montanhas, ao lado do Juquinha, vale muito a pena. O local fica a cerca de 15km da pousada, levando em média 30 minutos de carro. Nível de acesso: Fácil Acesso: Localizado às margens da rodovia MG-10, na altura do KM 117. Basta estacionar o veículo às margens da estrada e caminhar uns 200 metros até a estátua.

Esportes Radicais

esportes-de-aventura-na-serra-do-cipó.jpg

A Serra do Cipó tem diversas opções para os esportistas. Além de uma paisagem exótica e singular da mais perfeita natureza, a Serra do Cipó oferece a seus visitantes excelentes opções para a prática de esportes de aventura. Para quem gosta de se aventurar nas águas, os rios da Serra do Cipó possuem excelentes condições para os praticantes de caiaquismo e rafting. Aos esportistas que curtem as alturas, os caniôns e paredões da Serra do Cipó são um convite para a prática de canyoning, rapel, escaladas em geral e tiroleza. Mas se você não quer se arriscar nas corredeiras do Rio Cipó e nem ficar pendurado nos paredões da Serra, a opção é curtir as caminhadas ecológicos e o trekking, com várias trilhas que oferecem uma apreciação sem igual da natureza. Mas a dica mais importante é: se você vai praticar algum esporte de aventura, procure um guia especializado, pois além do perigo destas práticas esportivas, é essencial a presença do guia para informá-lo melhor sobre os caminhos da Serra do Cipó.

Cachoeira Véu da Noiva

CACHOEIRA VÉU DA NOIVA

Assim como a Cachoeira Grande, a Cachoeira Véu da Noiva está a 3km da nossa pousada. Localizada dentro do clube ACM (Associação Cristã de Moços), a cachoeira possui 55m de queda d’água – uma das maiores de Minas Gerais, e um poço de águas esverdiadas de 20m de extensão e 15m de profundidade, a alguns passos da portaria da ACM. O local é excelente para um passeio familiar, devido à infra-estrutura que o clube oferece, com vários banheiros e vestiários, além de outras opções de lazer, como quadras de peteca, área de churrasqueiras, piscinas naturais e restaurantes. Nível de acesso: Fácil Acesso: Entrada pela portaria do ACM – Associação Cristã de Moços, no KM 100 da rodovia MG-10.

Cachoeira Grande

Cachoeira Grande

A menos de 3km da Jardim do Éden Pousada, a Cachoeira Grande é uma das mais conhecidas cachoeiras da Serra do Cipó. Imponente e de uma beleza rara, a Cachoeira Grande faz jus ao nome por ter uma paredão de pedra com 100 metros de extensão e uma queda d’água de 12 metros de altura. Possui vários poços ideais para um banho relaxante, tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo da cachoeira. Para os amantes da canoagem, o Rio Cipó é uma ótima dica para a prática do esporte. Nível de acesso: Fácil. Acesso: Estrada para a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó, cerca de 1,5km da ponte sobre o Rio Cipó. Há outros acessos secundários, porém, com um nível de dificuldade um pouco maior.